Todos os setores econômico, antes de se lançarem a uma empreitada
comercial, fazem um estudo de mercado, para identificar nichos consumidores,
riscos e oportunidades, pelo menos deveria ser assim.
Não é diferente com a carreira musical, são etapas a
serem vencidas, que seguem mais ou menos o mesmo padrão, para quem está no
início, ou reestruturando sua carreira musical. É neste ponto que determinará
se sua carreira decolará ou não, por isto, não dá para começar com uma
estratégia jornada nas estrelas, aquela meia louca, que é norteada de achismos
e autoconfiança excessiva.
Ai você se pergunta: Tenho uma boa música, boa voz, boa banda, mas
não tenho fã? O que devo fazer? Vamos nos fazer algumas perguntas básicas:
Por onde ir? O caminho que devo seguir para angariar
fãs,
Como ir? A sua melhor estratégia para voltar os
olhares para seu trabalho.
Quando ir? O melhor momento para você lançar sua campanha
independente, sempre o mercado nos aponta o melhor momento de se lançar, basta
ficarmos atentos a onda, e navegar na crista, para tirar vantagens
competitivas.
Para tanto, daremos algumas dicas, que norteará sua estratégia,
seja ela qual for, os canais de distribuição sempre serão o veículo pelo qual,
sua campanha se deslocará, a saber redes sociais.
Tudo
pronto, tenho voz, mas não componho música.
Promova sua imagem exaustivamente nas redes sociais, conte sua
história, mostre a eles que tem intenção de iniciar uma carreira artística, se
engaje criando redes de relacionamentos, eles são os seus primeiros fãs, de sua
imagem, aquilo o que você mostra a eles diariamente. Abra a eles a sua intimidade,
para que eles associem a sua história, a uma carreira que pretende. Isto é
criar o seu próprio nicho de mercado, faça algo novo, para atrair a atenção, os
fãs gostam de coisas novas, com pegada própria, coisas inesperadas, só não seja
exagerado, algo novo mas com familiaridade com o que está no mercado. Você pode
ser até um estereótipo, como o cantor Falcão, mas não fuja muito a regra, no
que diz respeito as técnicas de presença de palco e musical.
Aconselho checar a
tendência do momento, tome posse de seus elementos marcantes, e deixe eles se
apoderar de sua personalidade artística, e faça deles algo novo, para
diferenciar do que já está no mercado fazendo sucesso.
Já
temos um nicho o que fazemos?
Uma boa direção é começar como covers, é uma oportunidade de você
se tornar conhecido pelo público, e um belo dia, alguém de peso no mundo
artístico, te descobre. Como foi o caso do cantor Victor Mota, em sua página do
facebook, interpretou (cover) “Espumas ao Vento” de Flávio José, que foi
gravado pelo cantor Fagner, e a mágica
aconteceu: O Cantor Fagner foi lá e curtiu seu vídeo, e isto deu uma alavancada
na carreira, quando os fãs do Fagner passaram seguirem a página de Victor.
Utilizando
a técnica de Loops.
Muito utilizado nas emissoras
de televisão, comece a direcionar para mostrar algo, e no final, você não mostra e posterga, e deixa
para próxima oportunidade. A suspense faz aumentar a audiência, e aquilo que não mostrou,
fica no inconsciente dos fãs, aguardando o dia da amostra.
Vá entregando em partes, aquilo que tem para mostrar, assim você promove o
engajamento à sua página. Quando as pessoas dispõem seu tempo, para acompanhar
algo que faz, significa que há trocas: Trabalho
= Pagamento (tempo das pessoas). Neste início, o tempo é a forma de
pagamento por seu trabalho.
Agora vamos Gravar, e se lançar de Vez no
Mercado.
Para iniciantes no mercado, meu
conselho é gravar em EP, A sigla é originária do inglês “extended play”,significando uma
obra musical que possui mais músicas que um “Single”,sendo algo estendido, um “Single” com mais faixas. É comum, ter de quatro a seis faixas, nem é
um álbum( 10 a 12 faixas), nem um single, mas intermediário entre ambos,
tendência no mercado fonográfico no exterior. Assim com poucas fixas, menor
custo, e a possibilidade de uma música estourar é grande, o público pode se
concentrar em melhor avaliação do trabalho.
Coloque seus
sonhos em prática.
Como bem dizia Raul Seixas, em
sua música Prelúdio
“Sonho que se sonha só,
É só um sonho que se sonha só.
Mas sonho que se sonha junto é realidade”
É só um sonho que se sonha só.
Mas sonho que se sonha junto é realidade”
O que está esperando? Já tem
seus fãs, sua música. Vai corre, crie seu Demo Tape, e nos procure, temos uma boa
proposta para vocês.
Flávio Oliver
Direitos reservados a
http://www.artdisc.com.br
0 comentários:
Postar um comentário