quinta-feira, 5 de abril de 2018

Dicas para quem, quer entrar no mercado musical. A sua carreira nas redes Sociais.


Todos os setores econômico, antes de se lançarem a uma empreitada comercial, fazem um estudo de mercado, para identificar nichos consumidores, riscos e oportunidades, pelo menos deveria ser assim.
Não é diferente com a carreira musical, são etapas a serem vencidas, que seguem mais ou menos o mesmo padrão, para quem está no início, ou reestruturando sua carreira musical. É neste ponto que determinará se sua carreira decolará ou não, por isto, não dá para começar com uma estratégia jornada nas estrelas, aquela meia louca, que é norteada de achismos e autoconfiança excessiva.
Ai você se pergunta: Tenho uma boa música, boa voz, boa banda, mas não tenho fã? O que devo fazer? Vamos nos fazer algumas perguntas básicas:
Por onde ir? O caminho que devo seguir para angariar fãs,
Como ir? A sua melhor estratégia para voltar os olhares para seu trabalho.
Quando ir? O melhor momento para você lançar sua campanha independente, sempre o mercado nos aponta o melhor momento de se lançar, basta ficarmos atentos a onda, e navegar na crista, para tirar vantagens competitivas.
Para tanto, daremos algumas dicas, que norteará sua estratégia, seja ela qual for, os canais de distribuição sempre serão o veículo pelo qual, sua campanha se deslocará, a saber redes sociais.

Tudo pronto, tenho voz, mas não componho música.
Promova sua imagem exaustivamente nas redes sociais, conte sua história, mostre a eles que tem intenção de iniciar uma carreira artística, se engaje criando redes de relacionamentos, eles são os seus primeiros fãs, de sua imagem, aquilo o que você mostra a eles diariamente. Abra a eles a sua intimidade, para que eles associem a sua história, a uma carreira que pretende. Isto é criar o seu próprio nicho de mercado, faça algo novo, para atrair a atenção, os fãs gostam de coisas novas, com pegada própria, coisas inesperadas, só não seja exagerado, algo novo mas com familiaridade com o que está no mercado. Você pode ser até um estereótipo, como o cantor Falcão, mas não fuja muito a regra, no que diz respeito as técnicas de presença de palco e musical.
Aconselho  checar a tendência do momento, tome posse de seus elementos marcantes, e deixe eles se apoderar de sua personalidade artística, e faça deles algo novo, para diferenciar do que já está no mercado fazendo sucesso.

Já temos um nicho o que fazemos?
Uma boa direção é começar como covers, é uma oportunidade de você se tornar conhecido pelo público, e um belo dia, alguém de peso no mundo artístico, te descobre. Como foi o caso do cantor Victor Mota, em sua página do facebook, interpretou (cover) “Espumas ao Vento” de Flávio José, que foi gravado pelo cantor Fagner, e  a mágica aconteceu: O Cantor Fagner foi lá e curtiu seu vídeo, e isto deu uma alavancada na carreira, quando os fãs do Fagner passaram seguirem a página de Victor.


Utilizando a técnica de Loops.
Muito utilizado nas emissoras de televisão, comece a direcionar para mostrar algo, e no final, você não mostra e posterga, e deixa para próxima oportunidade. A suspense faz aumentar a audiência, e aquilo que não mostrou, fica no inconsciente  dos fãs, aguardando o dia da amostra. Vá entregando em partes, aquilo que tem para mostrar, assim você promove o engajamento à sua página. Quando as pessoas dispõem seu tempo, para acompanhar algo que faz, significa que há trocas: Trabalho  = Pagamento (tempo das pessoas). Neste início, o tempo é a forma de pagamento por seu trabalho.

Agora vamos Gravar, e se lançar de Vez no Mercado.
Para iniciantes no mercado, meu conselho é gravar em EP, A sigla é originária do inglês “extended play”,significando uma obra musical que possui mais músicas que um “Single”,sendo algo estendido, um “Single” com mais faixas. É comum, ter de quatro a seis faixas, nem é um álbum( 10 a 12 faixas), nem um single, mas intermediário entre ambos, tendência no mercado fonográfico no exterior. Assim com poucas fixas, menor custo, e a possibilidade de uma música estourar é grande, o público pode se concentrar em melhor avaliação do trabalho.

Coloque seus sonhos em prática.
Como bem dizia Raul Seixas, em sua música Prelúdio
“Sonho que se sonha só,
É só um sonho que se sonha só.
Mas sonho que se sonha junto é realidade”
O que está esperando? Já tem seus fãs, sua música. Vai corre, crie seu Demo Tape, e nos procure, temos uma boa proposta para vocês.  

Flávio Oliver
Direitos reservados a http://www.artdisc.com.br




0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Facebook Favorites