quinta-feira, 13 de junho de 2013

Como recuperar CDs e DVDs riscados sem dificuldades


Muitas vezes, depois de algum tempo de uso, CDs e DVDs acabam riscando e até chegam a ficar inutilizados.
Isso pode ocorrer por diversos motivos: manuseio incorreto, excesso de exposição, contato com sujeira, enfim, são vários os fatores.
Independente de como acontece, normalmente isso é um problema, pois podem gerar perdas irreparáveis de dados importantes. Para isso, o Baixaki agora dará a vocês, algumas dicas de como tentar recuperar estas mídias.

Importante
Deixamos claro que nem sempre este método aqui apresentado deverá funcionar completamente, portanto não nos responsabilizamos por possíveis danos que venham a ser causados nas mídias.

 

A primeira coisa a ser feita é lavar o CD/DVD com água e então deixá-lo escorrer um pouco antes de secá-lo com algo macio para não causar mais riscos.
Depois disso, apóie-o em algo firme (uma mesa ou uma pia, por exemplo) e então com uma pasta de dente (de preferência branca ou massa polidora fina de automóveis e aplique na mídia, desenhando círculos como se fosse um leitor, sempre fazendo pouca pressão.
Agora, pegue um pano macio e repita a operação, removendo o excesso de massa/pasta em seu CD/DVD. Então, leve-o até a pia e lave novamente com muito cuidado, retirando todas as possíveis sobras de pasta/massa. Finalizado este processo, seque-o bem e certifique-se de que não restou nenhum resíduo do produto ou de água.

Pronto! Apesar de ainda ser possível ver os riscos, você acabou a tentativa de recuperar sua mídia. Agora basta testá-la e ver se deu certo. Se sim, aproveite para fazer uma cópia de segurança, sempre mantendo a original guardada, pois a legislação brasileira permite a realização deste tipo de cópia desde que se possua a versão original.



 Ao manuseá-los, tome o seguinte cuidado: ao liberar o disco do estojo, segure-o sempre pelas bordas, evitando tocar na superfície espelhada do disco.
- Manchas e poeiras podem causar erros de leitura, que podem ser confundidos com problemas no próprio disco ou aparelho.

- Portanto, ao notar algum tipo de problema de reprodução, antes de qualquer outra ação, verifique se o disco está sujo.
- Armazene os discos horizontalmente e em local bem ventilado.
- Nunca utilize discos que apresentam rachaduras ou cortes. Isto pode danificar o aparelho.
- Use um pano bem macio e água com detergente neutro, para remover qualquer partícula de sujeira, pó ou digitais dos dedos.
- Quando limpar nunca limpe de maneira circular. Sempre do centro (furo) para a lateral em linha reta. Ao contrario da limpeza dos discos de vinil.
- Após guardar o CD na caixa, coloque por cima dele um guardanapo comum, como se fosse um cobertor. A umidade vai para o guardanapo e não para o CD.




1 comentários:

Muito boa a dica. Emprestei meu cd do Guns n Roses e me entregaram todo arranhado. Vc pediu pra eu seguir seu blog e já estou seguindo.
Siga o meu tbm http://saudebelezaplussize.blogspot.com.br/
Bjus, Malu.

Postar um comentário

Twitter Facebook Favorites